Segundo membros da Agência Mundial Antidoping, a Federação Internacional não adere às regras do Código Antidoping.
A Federação Internacional de Culturismo e Fitness agora é considerada “não conforme” com as regras do código de mesmo nome, de acordo com um comunicado da Agência Mundial Antidopagem na segunda-feira. A razão para isso, de acordo com o texto do anúncio, foi “a completa ausência de um programa completo voltado para o combate ao doping”.
“Com base nisso, foi tomada a decisão de reconhecer a Federação Internacional como inexistente”, disse à Agência Mundial em comunicado oficial. Anteriormente, os seus membros notificaram a federação do facto do seu “incumprimento” da lei, mas a notificação foi ignorada. Vinte e um dias após a data da notificação, eles ainda não receberam nenhuma resposta, tentam contestar a declaração ou comentá-la de qualquer forma.
“A Federação Internacional não fez nenhuma tentativa de contestar a alegação de descumprimento, nem de alterar esta conclusão de qualquer forma dentro de vinte e um dias após ter sido notificada sobre isso”, acrescentou a mensagem. Como resultado, conclui-se que concordam com a decisão da Agência Mundial. “Por falta de resposta e qualquer tentativa de impugnação da decisão tomada no prazo regulamentar, considera-se definitiva.”